O que é?

A especialidade de prótese dentária é responsável por reestruturar os tecidos bucais e dentes perdidos, seja por acidentes ou doenças periodontais, por peças artificiais – fixas ou removíveis.

Por que realizar esse tratamento?

As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores:

  • Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.
  • Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior.
  • Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses:

Prótese parcial removível:

A Prótese parcial removível, popularmente chamada de “PPR” ou “ponte móvel”, é indicada para pacientes que perderam parcialmente os dentes de uma ou das duas arcadas e que desejam reabilitar sua função mastigatória e estética. Como característica principal de tipo de prótese está a capacidade de ser removível da boca, para higienização ou para dormir. Para melhorar a estabilidade e retenção da prótese na boca, as próteses parciais removíveis contam com alguns “braços” metálicos e partes de gengiva artificial (em acrílico) que se adaptam aos dentes e às outras estruturas da boca. Assim, apesar das limitações desse tipo de prótese, ela torna-se uma alternativa aos tratamentos com implante ou com prótese parcial fixa. Em alguns casos, também, a prótese parcial removível pode ser indicada como uma prótese provisória para pacientes que estão realizando tratamento como implantes dentários.

Prótese parcial fixa:

Esse tipo de prótese é indicada de acordo com quantidade de dentes que a pessoa perdeu, podendo ser uma prótese parcial fixa unitária ou múltipla. A prótese fixa unitária tem como objetivo recuperar a porção perdida de um único dente. Já a prótese fixa múltipla envolve a reabilitação de um porção mais extensa da boca e pode, muitas vezes, ser uma alternativa para pacientes que não desejam ou não podem colocar implantes. As próteses fixas comumente são indicadas para dentes que tenham passado por tratamento de canal e, nesses casos, a colocação de um pino no interior do canal é realizada, com o objetivo de dar maior retenção para a prótese fixa. Além disso, as próteses fixas são seguidamente associadas com lentes de contato e facetas cerâmicas em um tratamento completo de reabilitação.

Prótese total removível:

A prótese total, mais conhecida como “dentadura”, é indicada para substituir artificialmente todos os dentes das arcada superior e/ou inferior. A prótese total é uma prótese suportada somente por tecido gengival e outras estruturas anatômicas da boca. Assim, são necessárias, normalmente, diversas consultas para moldagens, provas e ajustes durante a sua confecção. Em alguns casos, a prótese total também pode ser indicada em caráter provisório ou imediato, como em pacientes que estão fazendo reabilitação com implantes. Nesses casos, são necessárias menos consultas ao cirurgião dentista para a conclusão da prótese. Seja qual for o caso, consultas ao cirurgião dentista com o objetivo de ajustar a prótese total finalizada são comuns e, muitas vezes, recomendadas.

Em quanto tempo devo trocar minha prótese?

Em média, a prótese dentária deve ser trocada a cada 5 anos, mas este prazo pode variar bastante conforme os cuidados e hábitos do paciente. As próteses geralmente são confeccionadas em porcelana ou resina, com ou sem estrutura metálica. A duração e resistência da porcelana tende a ser bastante superior à resina.