Laminados cerâmicos ultra finos (lentes de contato dental):
As lentes de contato dental são laminadas de porcelana que apresentam uma espessura finíssima (0,2 a 0,4 mm). Aplicadas nos dentes anteriores (aqueles que aparecem ao falar ou sorrir), elas são ideais para quem deseja uma melhora estética natural dos dentes. É um tratamento que ajuda a equilibrar o tamanho e o formato da dentição. Servem também para alterar o formato dos dentes e dar maior harmonia ao sorriso. Apesar de muito parecidas com as facetas de porcelana, as lentes de contato possuem estrutura ultra fina e são usadas em correções menores de largura ou altura dos dentes ou em casos de espaçamento entre eles, não sendo necessário nenhum grande desgaste dos dentes no processo.
O TRATAMENTO:
O procedimento é feito por um profissional e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes com o objetivo de mudar a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais.
1 – O dentista realiza um molde do sorriso do paciente.
2 – O modelo passa pelas correções necessárias e após aprovado pelo paciente é enviado para o laboratório para confecção das lentes.
3 – Com as lentes prontas, o dentista, prepara a superfície do dente e “cola” a lente de contato, dente por dente, com uma espécie de adesivo líquido.
Facetas dentárias:
O que são?
As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal. Trata-se de pequenas próteses, normalmente feitas de porcelana ou resina, que são fixadas na parte da frente dos dentes para proporcionar uma sensação estética mais agradável e natural ao sorriso, por esta razão é a solução mais procurada para a correção de problemas odontológicos estéticos e uma ótimo opção quando é a indicada corretamente.
Tipos de Facetas Dentárias:
Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina composta e a porcelana. Ambos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com a aplicação direta de resina composta no consultório, conhecida como faceta direta. Cada tipo de facetas tem suas indicações, limitações e contra-indicações.
O tratamento:
- O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas (a quantidade de desgaste depende da caso);
- Em seguida, é retirado um molde dos dentes e enviado ao laboratório de prótese. A faceta é feita de modo a caber perfeitamente no dente. Quando necessário, é feito uma prótese provisória.
- Na próxima consulta, a faceta é colada sobre o dente com cimento resinoso.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
A faceta de porcelana ou de resina alteram de forma mais rápida algumas imperfeições como dentes tortos e diastemas (espaços entre os dentes). Além disso, quando se opta por faceta de porcelana, a vantagem é que a cor não sofrerá mais alteração, pois a porcelana não absorve cor. Diferentemente das facetas em resina, que com o passar do tempo podem ter uma mudança na coloração.
CUIDADOS:
As facetas devem ser higienizadas da mesma maneira que os demais dentes, de forma cuidadosa com fio dental e escova de dentes. Os cuidados que devem ser tomados são referentes à alimentação, evitando morder alimentos muito duros. Para quem optou por facetas de resina há também de se atentar para o consumo de alimentos que possam manchar a resina.
Clareamento Dental:
O que é?
Um jeito simples, prático e muito eficiente para melhorar a estética do seu sorriso. Através de agentes clareadores que proporcionam um clareamento da cor do dente. O tratamento pode ser feito na própria clínica, em casa ou a combinação de ambos. Controle rigoroso para que você tenha o mínimo de sensibilidade possível.
Como funciona?
O tratamento consiste na aplicação de um gel na superfície do dente. Este gel irá penetrar no dente, atingindo camadas internas. Uma vez nas camadas profundas, o gel degrada as partículas escuras, e assim devolve o aspecto mais claro e bonito para o dente.
Tipos:
Clareamento caseiro, clareamento de consultório ou clareamento misto. Cada tipo de clareamento tem sua indicação específica e o resultado final é o mesmo.
Clareamento de consultório:
Sessões de 40 minutos no consultório, 2 a 4 sessões necessárias, resultado final em uma média de 15 dias.
Clareamento caseiro:
Feito em casa com a utilização de uma moldeira de clareamento, 1 hora e 30 minutos em cada sessão, utilizando todos os dias. Resultado final em uma média de 30 dias.
Clareamento misto:
Um misto entre os dois tipos de clareamentos.
Duração:
Em média 1 ano ou quando sentir a necessidade de refazer.