O que é?
Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporo-mandibular, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.
Como diagnosticar?
Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
Alguns dos sintomas mais comuns da DTM:
Dores de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, um estalo ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca, dor ao bocejar, travamento mandibular, hipertrofia dos músculos responsáveis pela mastigação (rosto quadrado), desgaste oclusal nos dentes.
Tratamento:
O Bruxismo não tem cura. Procuramos diminuir seus sinais e sintomas tentando controlar a disfunção. Pode ser indicado o uso da placa miorrelaxante ou placa de Michigan que se trata de uma placa em acrílico, usada principalmente durante o sono, com a função de estabilizar a mordida, relaxar a musculatura facial e proteger os dentes de desgastes. Utilizamos também técnicas para diminuir tensão cotidiana como compressas mornas na região dolorida e alguns medicamentos para controle da dor principalmente em momentos de crise. Quando existe uma hipertrofia dos músculos responsáveis pela mastigação devido ao seu uso indevido e exacerbado pode ser indicado aplicação de toxinas para relaxamento muscular. Além disso, ele está diretamente relacionado ao estresse diário e aumento de tensão. Portanto, muitas vezes é necessário um ajuste no estilo de vida do paciente. Em alguns casos, pode ser recomendado a complementação do tratamento com profissionais de outras áreas, como fisioterapia, reumatologia e psicologia.