O que é?
Cirurgia Oral Menor é especialidade da Odontologia responsável pelo tratamento cirúrgico de problemas relacionados aos dentes, ossos, gengivas e bochechas. São cirurgias relativamente simples que podem ser realizadas no próprio consultório odontológico usando anestesia local. Exemplo: Exodontias, biópsias, frenectomia.
Extração de dente:
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente. A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registro. A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.
Porque extrair o dente siso?
O surgimento do dente do siso pode originar uma série de desconfortos ocasionados pelo desalinhamento com os outros dentes ou pela falta de espaço na boca. As complicações vão desde inchaço e infecção na gengiva até o surgimento de cáries pela dificuldade de higienização da boca. A erupção parcial dos sisos permite uma abertura para a entrada de bactérias ao seu redor, o que pode causar uma infecção que resultará em dor, inchaço e dificuldade de abertura e fechamento da boca. A extração do dente é recomendada aos pacientes logo no início das complicações como uma forma de driblá-las.
Quando devo extrair o dente siso?
É recomendado que um dente do siso seja extraído antes mesmo de desenvolver qualquer tipo de problema. Dessa forma pode-se evitar extrações dolorosas e complicadas. A remoção pode ser mais fácil em pacientes jovens, durante o estágio inicial de formação das raízes desses dentes.
Quais os cuidados pós-operatórios de uma extração dentária?
Repouso: Evitar esforço físico por 4 dias e evitar atividade física por 7 dias para melhor recuperação.
Exposição ao sol: Evitar exposição solar por 7 dias.
Alimentação: Alimentos pastosos/líquidos e gelados nas primeiras 24 horas. Após esse período, alimentos mornos e pastosos. Alimentos sólidos e muito quentes devem ser evitados nos primeiros dias.
Bochecho: Evitar bochechos por 7 dias para não destruir a formação do coágulo que serve para cicatriz a região.
Elevação da cabeça: deitar com a cabeça mais elevada nos primeiros dias. Dormir com dois travesseiros.
Compressas de gelo: Nas primeiras 24 horas é fundamental fazer compressas de gelo para evitar o inchaço exacerbado.
Morder uma gaze estéril nas primeiras horas para fazer pressão local e estancar sangramentos.
Evitar fumar antes e depois do procedimento.
Ingerir corretamente os remédios indicados pelo profissional.
Pós-operátorio:
É esperado inchaço, leve desconforto, pode ocorrer trismo (dificuldade de abertura de boca por alguns dias), sangramento leve local e eritema (vermelhidão) regional. Todos os sintomas são passageiros e duram em média até 15 dias.